Qual o prazo de execução da minha obra?
O prazo de entrega final da sua obra varia de acordo com determinados fatores, contudo podemos dividir em dois intervalos de tempo:
A. Elaboração e aprovação dos projetos para a liberação do alvará (período pré construção) . Essa etapa depende do tempo de entrega do projeto de arquitetura e dos projetos complementares (estrutural, elétrico e hidrossanitário), que pode variar em média de 4 à 8 meses à depender das modificações, complexidade dos projetos e do tempo de entrega dos profissionais envolvidos.
B. Execução da obra: A área construída, a complexidade dos projetos, a quantidade de pavimentos, a presença de subsolo, as condições climática, a disponibilidade de material no mercado, a quantidade de funcionários, o nível de acabamento e a disponibilidade de recursos financeiros são os principais fatores que alteram o prazo de uma obra. Contudo, o tempo médio estimado para construções de 200m² à 450m² variam de 6 meses à 1,5 ano.
Qual etapa mais demorada?As etapas que costumam levar o maior espaço de tempo são as etapas de estrutura e acabamentos, que são também as etapas mais caras.
Quais as principais formas de contratação de uma construtora?
Ao iniciar uma construção, é indicado a contratação de uma empresa de engenharia, garantindo a fiscalização e presença de engenheiro durante toda a execução da obra. Com isso, e dependendo da empresa contratada, existem algumas modalidades de construção, onde as mais conhecidas são: obra por administração ou por empreitada por preço global.
Um contrato por administração funciona da seguinte forma, uma construtora faz todo o gerenciamento, fiscalização e acompanhamento da obra e todos os custos com material e mão de obra são repassados diretamente ao contratante, e do valor total pago com mão de obra e materiais, uma porcentagem desse valor deverá ser pago à construtora. Ou seja, o custo final da obra será contabilizado da seguinte forma:
(Total) = (custo da mão de obra) + (custo dos materiais) + (taxa de administração)
Vantagens:
Maior controle dos gastos da obra pelo proprietário;
Maior transparência nas informações da obra;
Maior flexibilização na escolha dos materiais de sua preferência;
Menor custo com administração da obra quando comparado com o valor do BDI cobrado pelas construtoras no mercado.
Desvantagens:
Assume o risco da obra (imprevistos, inflação, prazos, custos em geral);
Um contrato por valor global funciona da seguinte forma, uma construtora faz todo o gerenciamento, fiscalização e acompanhamento da obra e todos os custos com material e mão de obra são de responsabilidade da construtora, ou seja, todo o risco da obra é de responsabilidade da construtora, onde o cliente deve se preocupar somente em realizar os pagamentos da forma acordada.
Vantagens:
Não assume riscos na obra (contudo na situação atual com alta da inflação, algumas construtoras estão fixando nos contratos uma margem para aumento de preço dos insumos);
Desvantagens:
Menos transparência nas informações da obra;
Menor flexibilização na escolha dos materiais de sua preferência;
Maior custo com administração da obra quando comparado com o valor da taxa de administração cobrado pelas construtoras no mercado, esse aumento de custo se dá pelo risco da obra.
OBS: A contratação de uma construtora por orçamento global requer muita atenção na forma de pagamentos, principalmente em período de elevada inflação dos insumos no mercado, pois muitas construtoras ainda não tem o amadurecimento em gestão de obras com maior complexidade, o que acaba havendo desperdícios de material, improdutividade da mão de obra e prejuízos diversos pela falta de gestão e planejamento, o que acaba provocando em alguns casos a falência da construtora e prejuízos para o cliente.
Como escolher uma boa construtora para minha obra?
Este talvez seja um dos pontos mais importantes e mais difíceis de serem tomados, pois é a construtora quem irá gerenciar todo capital investido e destinar os recursos de forma organizada e planejada para cada etapa da obra. Separei aqui alguns pontos que deve-se atentar na hora de escolher uma construtora, são eles:
Tempo de mercado da empresa: O tempo de mercado não garante que sua obra será um sucesso, mas te dará mais clareza que a empresa já tem mais experiência com gestão de obras e provavelmente deverá errar menos na sua obra;
Perfil dos gestores: analise bem o comprometimento dos gestores com os clientes e com a satisfação deles, ou seja, se ele escuta e atende as suas preferências, se tem uma boa comunicação com cliente e com seus próprios colaboradores;
Gestão financeira: Verifique se a empresa consegue gerenciar os recursos financeiros das obras de forma organizada, com fluxo de caixa para cada obra. Este provavelmente seja um grande diferencial, pois uma empresa sem gestão financeira estará colocando seu recurso de forma desorganizada em todas as obras da construtora, o que pode levar à um colapso financeiro se a empresa estiver tendo prejuízos em outras obras.
Satisfação de outros clientes: Busque informações com outro cliente e saiba a opinião dele sobre a construtora, esta será uma boa forma de saber onde você está pisando.
Visite obras em andamento: visitar obras em andamento vai te dar clareza sobre como a empresa conduz suas obras e seus funcionários.
Faça uma visita no escritório da empresa, pois um espaço físico gera confiança de que a empresa estará ali se alguma coisa der errado.
Pergunte sobre algum problema em obra e como foi resolvido: Isso te dará informações se a construtora é transparente com o cliente, pois não existe obra perfeita, então se ela não for honesta agora, não será durante sua obra.